sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

History (REPOST)..... (1)

      Nesta rubrica de carácter mensal irei falar sobre, como o próprio nome indica, a história de cada um dos desportos mais conhecidos do planeta.
      Nela serão inseridos os principais registos, alguns factos, citações de investigadores (se existirem), personalidades mais destacadas nesse desporto, entre outros. Assim, neste primeiro lançamento desta rubrica, o desporto que será desdobrado, claro está, é o futebol.

Primeiro bilhete para um jogo
de futebol em Portugal.
Fonte: FPF
Os primórdios do futebol português
"Não há duas opiniões em contrário". O futebol que se joga e sempre se jogou em Portugal, veio de Inglaterra, pela mão de alguns jovens lusitanos educados nos melhores colégios daquele país e, também, por cidadãos britânicos a trabalhar entre nós.
Há, porém, duas versões sobre a chegada da primeira bola a Portugal. Uma aponta para o Funchal, na Ilha da Madeira, que é atribuída a um inglês de nome Harry Hilton que ali residia - facto assinalado, durante muitos anos, ainda hoje ali se encontra, num pequeno muro do parque infantil do jardim da Camacha, em letras metálicas onde se pode ler "Aqui se praticou futebol pela primeira vez em Portugal em 1875". Outra diz terem sido os irmãos Eduardo e Frederico Pinto Basto que, em 1886, trouxeram uma bola com o forte desejo de continuarem, na sua pátria, um desporto, o futebol, que muito os apaixonara.
      A ideia foi acolhida com o maior interesse e entusiasmo pelo irmão maioritário dos dois jovens estudantes, Guilherme Pinto Basto, que, porém, não se limitou a pegar na bola, como um simples brinquedo para se divertir e pontapear num jogo. Não. Foi bem mais longe. Reuniu amigos, alguns deles ingleses, levou-os até Cascais e, nos terrenos da Parada, um pouco adiante da Cidadela, onde hoje existe um jardim público, ali promoveu, numa tarde de domingo de Outubro de 1888, a primeira exibição de futebol em Portugal. Não um jogo, apenas um ensaio, como ele próprio o rotulou, para mostrar aos companheiros e ao público, que prontamente ali acorreu, como se jogava futebol.
      Nesse ensaio, que hoje podemos entender como exibição ou treino, intervieram, para além dos quatro Pinto Basto, outros jogadores que ficaram para a história como os primeiros futebolistas portugueses...juntamente com outros jogadores...que três meses depois, nos terrenos do Campo Pequeno, precisamente no sítio onde hoje se encontra a Praça de Touros, em frente ao Palácio de Galveias, participaram no primeiro jogo de futebol, já com as regras, então adotadas, em Inglaterra.
      Estes atos, em si, e outras iniciativas de Guilherme Pinto Basto, na propaganda e expansão do futebol, levaram ao justo e unânime reconhecimento do seu nome como o verdadeiro introdutor do mais popular desporto em Portugal. E, implicitamente, o ano de 1888 ficou, assim, praticamente oficializado, como o do nascimento do futebol no nosso país.

Texto escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e retirado do Portal da Federação Portuguesa de Futebol.
Disponível em: 

Sem comentários:

Enviar um comentário